MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE MOTORES ELÉTRICOS

Os motores elétricos têm a função de transformar a energia elétrica em energia mecânica, através de um gerador interno. Esse tipo de motor é muito usado em indústrias devido ao baixo custo, a facilidade de limpeza, de manutenção e de conservação do equipamento em que o motor é empregado.

A manutenção e montagem de motores elétricos precisam ser feitos por profissionais, uma vez que ambas as ações fazem parte de uma medida de prevenção para o bom funcionamento do motor e para a sua durabilidade, mantendo-o em boas condições por muito mais tempo.

BENEFÍCIOS DA MANUTENÇÃO E MONTAGEM DE MOTORES ELÉTRICOS
A durabilidade do motor que passa pela manutenção preventiva ou corretiva é garantida pela Dimensionar Bombas, que trabalha com a manutenção e montagem de motores elétricos, oferecendo segurança aos funcionários que fazem o manuseio das máquinas no dia a dia.

As etapas de manutenção e montagem de motores elétricos, quando feitas de forma inadequada, podem trazer riscos. Dessa forma, alguns pontos precisam ser analisados antes de realizar os serviços, como, por exemplo, a corrente elétrica em que ele será utilizado. Cálculos indicam que um motor elétrico seja responsável pelo consumo de 50% da energia total utilizada nas indústrias. Por isso, eles precisam ser eficientes.

Durante a manutenção e montagem de motores elétricos, sendo de corrente alternada ou contínua, é preciso avaliar a limpeza do local onde o motor se encontra, a umidade (que deve ser evitada), a ventilação adequada (seja ela por um ventilador externo ou interno) e o controle da temperatura ambiente, já que os motores são projetados para suportar uma temperatura limite de 40ºC. Além disso, é necessário ter cuidado com possíveis variações de tensão, que podem causar falhas no motor e danificá-lo definitivamente.

Os principais benefícios da manutenção e montagem de motores elétricos são:

Aumento do tempo de vida útil;
Recuperação do desempenho;
Mais produtividade;
Economia de energia elétrica.
A manutenção e montagem de motores elétricos são de extrema importância. Em geral, a manutenção preventiva é recomendada a cada 2 meses de uso, principalmente em equipamentos que são utilizados com muita frequência, como acontece com as máquinas industriais. A etapa da montagem do motor é feita com ferramentas adequadas e verificação das condições de funcionamento do equipamento. Fale com a Dimensionar Bombas!

Quer falar conosco? Ligue para (11) 4303-9054 | (11) 4559-3314 | (11) 92005-2090 nos envie um WhatsApp clicando no ícone à direita, preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para vendas@dimensionarbombas.com.br. Será um prazer tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões ou recebê-lo em nossa loja.