MANUTENÇÃO EM MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA

Motores elétricos de corrente alternada são bastante utilizados e procurados para a implementação em máquinas industriais, justamente pela distribuição de energia elétrica ser feita através desse tipo de corrente. Para que os sistemas tenham plena capacidade e ampla durabilidade, a manutenção em motores elétricos de corrente alternada deve ser feita de forma segura e frequente.

Os motores de corrente alternada são divididos em dois tipos: o motor síncrono, que funciona com velocidade constante; e o motor assíncrono ou de indução, que funciona com corrente induzida no rotor. Ambos precisam de manutenção preventiva e corretiva.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO EM MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA?
A manutenção em motores elétricos de corrente alternada não é tão simples de ser feita e, por isso, exige expertise. A assistência técnica precisa ser realizada de acordo com a utilização e o ambiente de uso do motor nos processos industriais. Dependendo da atividade desempenhada, pode ser que o motor necessite de manutenção mais frequente.

Nesta fase de manutenção, além dos reparos mais complexos, também é necessário manter a lubrificação correta dos mancais, que são os rolamentos do motor, pois eles proporcionam uma vida mais longa e útil ao equipamento. Além disso, é necessário usar graxas e óleos apropriados para a manutenção em motores elétricos de corrente alternada.

Outro procedimento comumente feito nas vistorias de manutenção em motores elétricos de corrente alternada é a conferência da movimentação do motor durante o seu uso, uma vez que as vibrações do motor ligado podem influenciar no deslocamento de alguma peça ou parafuso fixador.

Outra medida de manutenção em motores elétricos de corrente alternada é a conferência da ventilação que o motor recebe, pois é necessário manter uma temperatura ambiente específica para que o funcionamento do mesmo seja feito de forma adequada.

EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA
A manutenção em motores elétricos de corrente alternada é feita por uma equipe técnica que avalia as condições do local e do equipamento em que o motor está inserido. Tais condições determinam também o período em que será necessária uma nova manutenção.

A Dimensionar Bombas, referência no mercado de manutenção e serviços para equipamentos industriais, disponibiliza uma equipe experiente para a manutenção em motores elétricos de corrente alternada, feita sempre com atenção e segurança. Saiba mais!

Quer falar conosco? Ligue para (11) 4303-9054 | (11) 4559-3314 | (11) 92005-2090 nos envie um WhatsApp clicando no ícone à direita, preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para vendas@dimensionarbombas.com.br. Será um prazer tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões ou recebê-lo em nossa loja.