MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA

O motor de corrente alternada é muito comum em processos e equipamentos industriais. É um motor mais econômico, tem fácil manutenção e ainda atende à maioria das indústrias, visto que a corrente elétrica mais comum é a alternada. O motor de corrente alternada funciona a partir da variação cíclica da corrente elétrica em relação à intensidade e direção, ao contrário do que acontece com a corrente contínua.

A corrente elétrica em forma de corrente alternada foi testada pela primeira vez ao ligar duas cidades do estado de Nova York por uma rede de transmissão, que aliás funcionou de forma muito eficiente e, desde então, tem sido usada para transmitir a energia elétrica das companhias elétricas para as indústrias, casas e comércios.

PERFIL DO MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA
O motor de corrente alternada funciona através de campos magnéticos e campos elétricos. Ele é utilizado sem a necessidade de ser alimentado por outro equipamento e, normalmente, tem a função de movimentar uma máquina, como esteiras e rolos.

Há dois tipos de motor de corrente alternada. Os motores síncronos são alternadores e aplicam a corrente elétrica alternada a um estator, responsável por conduzir o fluxo magnético no motor e a corrente elétrica contínua ao rotor.

O componente do rotor é constituído por um ímã ou bobina, que é alimentado pela corrente elétrica contínua. Esse rotor gira em alta velocidade, equivalente à frequência da corrente e inversa ao número de polos magnéticos do motor.

O motor de corrente alternada síncrono tem velocidade constante e normalmente é usado para grandes potências em máquinas e equipamentos industriais. A sua fabricação não é a mais econômica do mercado e, por isso, o custo do motor síncrono é um pouco mais elevado que os demais motores.

O outro tipo de motor de corrente alternada é o assíncrono, que é constituído também de um rotor com núcleo ferromagnético, um circuito magnético estático e bobinas. Esse tipo de motor possui uma corrente de várias fases, sendo chamada de corrente trifásica, monofásica ou bifásica. A velocidade de rotação do estator, diferentemente do síncrono, não é proporcional à velocidade de rotação do rotor.

SAIBA MAIS SOBRE MOTOR DE CORRENTE ALTERNADA
Para encontrar uma equipe qualificada e que entende tudo sobre motor de corrente alternada, entre em contato com a Dimensionar Bombas, empresa que é uma verdadeira referência no mercado industrial do Estado de São Paulo.

Quer falar conosco? Ligue para (11) 4303-9054 | (11) 4559-3314 | (11) 92005-2090 nos envie um WhatsApp clicando no ícone à direita, preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para vendas@dimensionarbombas.com.br. Será um prazer tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões ou recebê-lo em nossa loja.