Dimensionar Bombas - Destaques - Como escolher a bomba d’água de poço?

Como escolher a bomba d’água de poço?

  • Home /
  • Destaque /
  • Como escolher a bomba d’água de poço?
Como escolher a bomba d’água de poço?<

Como escolher a bomba d’água de poço?

Sem uma bomba d’água adequada fica difícil bombear água de um poço e distribuir pela residência, numa empresa e até mesmo utilizar na irrigação da lavoura. Mas, existem modelos de bomba de poço que atendem a diferentes necessidades. Vamos conhecê-las.

Em várias cidades brasileiras, para resolver o problema do abastecimento de água, muitas pessoas recorrem ao poço. Mas, depois que o reservatório é criado, a etapa seguinte é bombear a água do poço para dentro da residência ou para realizar outras atividades (irrigação, produção fabril, etc.).

A melhor forma de realizar esse processo é sim utilizando uma bomba d’água. Porém, qual será a bomba de poço certa para usar em sua propriedade? Antes de conhecer os modelos de motobomba, vale conhecer os fatores que vão influenciar na definição do modelo deste equipamento, entre eles estão:

- Dimensões do poço

- Vazão

 

A importância das dimensões do poço na escolha da bomba d’água

Antes de comprar uma bomba de poço é preciso conhecer algumas dimensões básicas do reservatório. Diâmetro e profundidade do poço são metragens obrigatórias para definir qual é a melhor motobomba.

Normalmente a empresa ou profissional responsável por furar o poço informará essas dimensões. Elas serão usadas para calcular fatores como:

Altura de sucção – distância vertical da lâmina d’água até o bocal de sucção da motobomba;
Altura de recalque – distância do bocal da bomba de água até destino final (caixa d’água, cisterna, etc.);
Altura manométrica – medida total de todo sistema; considera todos os desníveis de terreno, e as possíveis perdas provocadas por atrito.

São dados técnicos e essenciais, principalmente, para quem tem um poço em áreas rurais e precisará de grande volume de água para usar nas atividades da propriedade.

Em relação a vazão é outro dado que já pode ser oferecido durante a escavação do poço. Essa medida indicará quantos litros por hora o reservatório será capaz de liberar. Lembremos que esse profundo buraco tem objetivo de retirar água do lençol freático que passe por debaixo do terreno.

Conhecida a vazão do poço cavado, é possível definir a potência e o modelo adequado da bomba d’água. A seguir vamos apresentar os principais formatos de motobomba que são usados nessa operação.


Bomba Submersa (Palito)

Ideal para poços artesianos e semi-artesianos, a bomba apelidada como palito é um modelo elaborado para funcionar submerso ou seja, coberto por água. Ideal para captar água de reservatórios subterrâneos e de poços que tenham diâmetros mais limitados.

A bomba submersa para poço tem dos melhores desempenhos para esse tipo de bombeamento; tem potência para sugar água de grandes profundidades, mas é preciso que o diâmetro perfurado seja condizente com a polegada do equipamento, para não causar danos durante a inserção da bomba.

Antes de encaixar esse modelo de bomba de água no poço, é necessário retirar toda areia e outros resíduos.

Ela será ligada a um tubo de recalque que se integrará a outras conexões bombeando a água do poço até uma cisterna ou caixa d’água. Nesse sistema é imprescindível destaque para parte elétrica. A bomba estará ligada a eletrodos que se conectarão a um quadro de comando, de onde partirá a energia para ligá-la.

A estrutura para usar a bomba submersa é mais complexa, mas sua potência compensará. Ela é indicada para grandes propriedades e poços que tem excelente vazão.

Em relação ao consumo de energia, já está disponível no mercado a bomba submersa solar. Esse equipamento é acompanhado de placa fotovoltaica e inversores de energia. Atenderá perfeitamente a projetos de caráter ambiental, ou empresas e pessoas que desejam reduzir os custos com energia elétrica.

 

Bomba Ejetora/Injetora

Ideal para poço semi-artesiano, é um modelo que ficará instalado na superfície do poço. Dotada de 3 bocais que servirão para instalar as conexões do ejetor, os tubos de sucção, pressão e recalque. Além de itens como manômetro, válvulas e outras conexões.

É possível usando o manômetro controlar a vazão da água. Se a água do poço estiver acabando o ponteiro indicará a diminuição da pressão.

A instalação da bomba ejetora para poço é bem rápida e com baixo custo. Sua manutenção também é acessível. Indicada para poços de até 40 metros de profundidade.

 

Bomba Submersa Vibratória (Sapo)

Esse tipo de bomba de água também trabalha dentro de água e tem um dos melhores custos-benefícios para finalidade de captar águas de poços simples, também chamados de poços caipira.

Usando um simples sistema de sucção, que fica na parte inferior, bombeia quase todo volume disponível no poço.

Não tem sistema de tubulação complexo, até mesmo com uma mangueira acoplada pode puxar a água. É essa outra vantagem da bomba vibratória. Basicamente só precisará de:

Mangueira (no comprimento que necessitar);
Abraçadeira (para prender a mangueira no bocal de saída da água);
Curva de suporte;
Corda de segurança.

Em alguns formatos de bomba sapo precisará completar o cabo de alimentação da energia.

Os modelos de bomba sapo têm ótima vazão (acima de 1.400 litro/hora) e trabalham em diferentes profundidades. Porém, como só podem bombear água limpa se o poço estiver liberando muitas partículas sólidas, vai comprometer o equipamento.

O que pesar na escolha da bomba para poço?

A escolha dentre os modelos apresentados de bombas de água para poço será orientada pelo tipo de poço e pelas dimensões apresentadas.

Outro ponto importante é conferir o que cada fabricante oferece de diferencial no modelo definido para o seu poço.

As marcas de motobomba fazem séries especificas para determinadas atividades. Investem em proteção (carcaça, selos, vedação, camadas intermediárias, etc.) para que a bomba de poço resista a toda exposição.

Além disso, esses equipamentos ganham ainda mais recursos tecnológicos, o que os torna ainda mais eficientes. Então, a escolha vai somar os quesitos básicos mais a qualidade da bomba de água.

 

Opte por marcas que ofereçam, por exemplo, alguns acessórios adicionais que serão utilizados na operação da bomba de poço. Outro ponto é verificar se a fabricante disponibiliza peças de reposição, para casos que precise consertar algo no equipamento.

Não esquecer de verificar quanto tempo de garantia a bomba de água para poço é oferecido. Esse é outro fator que vai pesar na sua escolha. Avaliando todos esses pontos, ficará fácil ter a melhor motobomba.


Fonte: M. Comercial.


Siga-nos:

Fale Conosco

Se você deseja que entremos em contato com você, preencha os detalhes solicitados abaixo.
Um membro da nossa equipe entrará em contato com você com as informações ou conselhos necessários.

whatsapp