A rebobinagem de motor de indução é comum e acontece por meio de uma manutenção no motor, feita por profissionais qualificados. Todo o processo de rebobinagem de motor de indução deve ser acompanhado por um setor responsável no local onde o motor se encontra, desde a chegada do motor para a manutenção até o retorno do mesmo à máquina em que ele é utilizado.

Antes da rebobinagem de motor de indução acontecer, o técnico deve avaliar as condições físicas do motor, como rachaduras, pintura, arranhões e condições da parte inferior e superior externas. Apesar de os motores parecerem fortes, eles não são resistentes a pancadas, excesso de força e ferramentas utilizadas de formas indevidas.

Os parafusos e porcas são soltos do motor, juntamente com a chaveta. Esse passo faz parte da desmontagem do motor, para que a rebobinagem aconteça. Depois disso, é colocado um dispositivo no entreferro e o rotor é retirado, para que possa ocorrer a limpeza do rolamento.

COMO É FEITA A REBOBINAGEM DE MOTOR DE INDUÇÃO?
Na rebobinagem de motor de indução também ocorre a limpeza do estator e de outras partes extremamente importantes para o funcionamento. Durante todo o procedimento, o técnico avalia a condição de cada peça encontrada no motor, desde os parafusos até os elementos mais importantes, como o rotor e o estator.

A rebobinagem de motor de indução é feita em várias fases e, após todas serem concluídas, é necessário testar as condições do equipamento, sempre avaliando de acordo com os dados originais, como tensão, consumo e corrente. Quando o motor fica parado por determinado período, enquanto acontece a rebobinagem, ele absorve umidade suficiente para diminuir a sua resistência.

REBOBINAGEM DE MOTOR DE INDUÇÃO
Na Dimensionar Bombas, todo o procedimento de rebobinagem de motor de indução é feito por meio de ferramentas especializadas. Para este serviço, a Dimensionar Bombas envia sua equipe de técnicos até o local para realizar a rebobinagem.

Outros serviços de manutenção também podem ser feitos no ambiente industrial, como a manutenção preventiva em motores elétricos de corrente alternada ou contínua, enrolamento de motores e, até mesmo, manutenção de ventiladores industriais. Entre em contato para obter mais informações técnicas e funcionais sobre os serviços!

Quer falar conosco? Ligue para (11) 4303-9054 | (11) 4559-3314 | (11) 92005-2090 nos envie um WhatsApp clicando no ícone à direita, preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para vendas@dimensionarbombas.com.br. Será um prazer tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões ou recebê-lo em nossa loja.