REBOBINAGEM DE MOTORES

O uso de motores elétricos é muito comum em grandes máquinas e equipamentos industriais. Usados em linha de produção, os motores precisam ser qualificados para a operação constante a qual são submetidos, garantindo a segurança e a qualidade da máquina em que o motor é utilizado.

Muitas empresas optam por uma manutenção preventiva de motores para evitar futuros problemas, porém, em determinadas situações, os motores precisam mesmo é de uma manutenção corretiva, onde é feita a rebobinagem de motores.

ETAPAS DA REBOBINAGEM DE MOTORES
É preciso muito cuidado ao avaliar a necessidade de rebobinagem de motores, uma vez que a manutenção poderá ser recorrente em caso de rebobinagem de motores com uma vida útil já debilitada.

A equipe técnica mecânica responsável pela manutenção precisa avaliar o período em que o motor foi usado, a frequência em que ele é usado, a máquina na qual ele está implementado e também as condições do local onde fica armazenado. É sempre importante relembrar que as condições e normas de segurança precisam ser respeitadas ao manusear um motor elétrico, pois o risco da rebobinagem de motores feita por uma equipe sem experiência é muito alto. Por isso, sempre realize esta e outras ações de manutenção dentro dos procedimentos de segurança obrigatórios.

A rebobinagem de motores é feita quando o motor apresenta um processo de curto entre o rotor e estator, além de curtos nos enrolamentos ou mesmo alguma queima e interrupção de bobinas, desconfiguração na rede elétrica e etc. Para fazer a rebobinagem de motores é necessário abrir o motor com uma ferramenta chamada Talhadeira, que corta a parte superior das bobinas, tirando-as para fora do estator. Neste processo, é necessário também realizar uma limpeza no estator antes de prosseguir.

Após essa etapa, começa o procedimento de rebobinagem, sendo que a rebobinagem de motores trifásicos e monofásicos diferem entre si devido aos tipos de enrolamentos que cada motor possui.

A rebobinagem de motores é garantida pela Dimensionar Bombas com segurança e qualidade, feita sempre dentro das normas estabelecidas e por profissionais experientes nesse tipo de manutenção. Faça o seu contato e orçamento com a equipe Dimensionar Bombas!

Quer falar conosco? Ligue para (11) 4303-9054 | (11) 4559-3314 | (11) 92005-2090 nos envie um WhatsApp clicando no ícone à direita, preencha o formulário abaixo ou envie um e-mail para vendas@dimensionarbombas.com.br. Será um prazer tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões ou recebê-lo em nossa loja.